Sobre nós
DICAS
Dra Luciana S. Pasquali Garcia

Na Amamentação

  1. As vantagens que o aleitamento materno oferece são indiscutíveis, além de o leite materno ser o melhor alimento para o bebê, fornece inúmeros fatores de proteção contra várias doenças.
    Algumas dicas importantes são:

    1. O leite produzido pelas mamas nos primeiros dias é denominado colostro, que tem como principal função a proteção do bebê.
    2. O leite que sai no início do ato de amamentar tem menor quantidade de gordura e maior fator de proteção. O leite do final da mamada é o que faz o bebê engordar. Assim, deixe o bebê esvaziar pelo menos um seio em cada mamada, garantindo a proteção e a energia necessária para um adequado ganho de peso.
    3. Existem muitos mitos quanto à alimentação da mãe e a boa produção do leite. Preste atenção: aumente o consumo de líquidos para 2 a 3 litros/dia. Cuidado com alimentos altamente calóricos ou a base de milho, eles fazem com que a mãe ganhe muito peso quando consumidos em excesso e não interferem na produção do leite. 
    4. Há controvérsias quanto aos alimentos que podem causar cólicas no bebê, mas evite os excessos de: chocolate, amendoim, café, refrigerantes, chá MATE e pimenta.
    5. Não tome bebida alcoólica enquanto amamentar.
    6. Fracione a sua dieta em 5 a 6 refeições/dia. A dieta equilibrada garante a boa produção de leite e o retorno da mãe ao peso antes da gestação. Mas se o objetivo for emagrecer procure um nutricionista para melhor orientação!
    7. No caso de grande produção de leite, faça a doação deste alimento, entre em contato com o Banco de Leite de sua cidade!

 

< Voltar

Compartilhe