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DICAS
Dra Luciana S. Pasquali Garcia

Na Gestação

  1. Nada de comer por dois! Já sabemos que o ganho excessivo de peso não faz bem nem para a mãe e nem para o bebê.
  2.  Faça 5 a 6 refeições por dia e com pequenos volumes. Inclua os carboidratos, principalmente os integrais, proteínas e alimentos reguladores como verduras, legumes e frutas.
  3. Alguns nutrientes são muito importantes na gestação, entre eles temos o cálcio (leite e derivados), o ferro (carnes vermelhas, feijão e folhas verde-escuras) e o ácido fólico (folhas verde-escuras, feijão). As frutas ou sucos ricos em vitamina C auxiliam na absorção do ferro.
  4. Se você estiver se sentindo muito enjoada ou vomitando, coma várias vezes ao dia, em pequenos volumes, prefira os alimentos mais secos e evite alimentos muito quentes ou com odores muito fortes.
  5. A atividade física também é muito importante na gestação. Ela pode reduzir as dores nas costas e diminuir o inchaço, ajudar no controle do peso, melhorar o funcionamento intestinal. Mas atenção só faça atividade física com o aval do seu médico. Exemplos: caminhadas, ginástica ou hidroginástica para gestante.
  6. O álcool deve ser evitado na gravidez, pois está relacionado a deficiências mentais e retardo no crescimento do bebê.
  7. A alimentação correta fornece todos os nutrientes que a gestante e seu bebê precisam. O uso de vitaminas ou suplementos de ferro deve ser utilizado apenas com a prescrição médica.
  8. Com certeza não é durante a gestação que você fará dieta para emagrecer, pois é o bebê que pode ser prejudicado. Mas comer em excesso também pode trazer alguns transtornos a você e ao bebê.
  9. Siga as orientações do seu médico e de seu nutricionista. A boa Nutrição na gestação é saúde para você e seu bebê!

 

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