Sobre nós
FALANDO SOBRE
Dra Luciana S. Pasquali Garcia

Nutrição e Beleza

Não é de se estranhar que na mídia, seja ela, escrita ou falada, o assunto beleza ou culto à bela forma física sempre está em pauta.
Com o avanço tecnológico surgiram várias técnicas e procedimentos que auxiliam e muito na busca do padrão de beleza atual. No entanto, notamos uma enorme procura dessas técnicas e de fórmulas mágicas, mas e as mudanças interiores? Será que emocionalmente estamos bem e será que a nossa alimentação contém todos os nutrientes importantes para a boa saúde?
Até alguns anos atrás, a ciência da Nutrição era vista principalmente como preventiva nas deficiências nutricionais ou no auxílio ao emagrecimento, ou seja, nutricionista era o profissional que fazia dieta para “ regime” ou popularmente dizendo: “ cortava tudo o que era bom do cardápio.”
Hoje, a tecnologia possibilitou que muitas propriedades dos alimentos fossem conhecidas, e a Nutrição passou não só a atuar no tratamento, mas na prevenção de diversas doenças. Mas e quanto à beleza? A alimentação equilibrada inclui todos os grupos alimentares distribuídos de uma forma harmônica e é a principal aliada dos tratamentos estéticos para tornar os resultados mais eficazes.Veja alguns exemplos:
-se a sua pele está seca- consuma alimentos ricos em vitamina A (cenoura, mamão, abóbora...), vitamina C (acerola, manga, laranja...), vit. Complexo B (carnes , feijão e cereais integrais), zinco (carnes magras, cereais integrais, feijão) e água.
-para diminuir a celulite- coma menos  proteínas animais, alimentos salgados, gordurosos e bebidas alcoólicas. Aumente o consumo de bioflavonóides (frutas cítricas, uva, morango), silício (aveia, salsa ) e fibras.
- na prevenção do envelhecimento: consuma nutrientes com ação antioxidante como zinco, selênio (castanha do pará, alimentos marinhos), vitamina A, E, C e ácido fólico (feijão, vegetais verde escuros).
Precisamos tomar muito cuidado com os modismos e as informações desencontradas. A Nutrição é uma ciência e não um conto de super-heróis e vilões.
Cuide bem da sua saúde e beleza: tenha uma alimentação equilibrada!

< Voltar

Compartilhe